quarta-feira, agosto 05, 2009
Semana da Amamentação- 1 a 7 de agosto
Na época, quando adolescente, pouquíssimo se falava sobre amamentação. Minha mãe costumava dizer que “a nossa família não tem leite”. Eu não tinha lido nada sobre o assunto e nem sequer sabia que a amamentação era tão importante.
Sabe que, quando meu filho nasceu, ele pegou o peito e não queria largar mais… como eu não tinha pressão nenhuma e minha disponibilidade pra amamentar era total (não estava trabalhando), ele mamava, literalmente, o dia todo.
Hoje, ele está oom 9 aninhos, mas continuo ETERNAMENTE APAIXONADA pela amamentação, porque a complexidade do ato – que envolve não só mãe e bebê, mas a sociedade, mídia, questões de gênero, trabalhistas, de ética médica, de marketing predatório, meio ambiente e tanta coisa mais – faz com que esse tema seja interminável e sempre emocionante.
Sugiro a todo mundo que nessa semana – 01 a 07 de agosto – procure saber mais sobre amamentação. Escreva sobre o tema, ou divulgue apenas com uma foto, uma obra de arte, uma música… tem tanta coisa a ser descoberta e tanto a se fazer.
Compartilhe essa paixão comigo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma música, um instante, um convite...
Sites que costumo visitar:
- Ação educativa
- Chico Buarque de Holanda
- Confederação Brasileira de Fotografia
- Estante Virtual
- Google News
- Green Peace
- IBGE
- Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas
- Jornal Cazumbá
- Jornal Folha de São Paulo
- Machado de Assis
- Meio Ambiente
- Mulheres Negras de Umbigo para o Mundo
- Paulo Henrique Amorim
- Política de Ações Afirmativas
- Presidência da República
- Rede de Escritoras Brasileiras
- Revista do Terceiro Setor
- Revista Idiossincrasia
- Sétima Arte
- Síntese dos Indicadors Sociais Brasileiros
- TV Cultura
- Van Gogh
- Violência contra as Mulheres
- You Tube
4 comentários:
Sim, eu ainda amamento, e teu texto Marcênia me fez refletir sobre o desmamento, afinal minha filha tem 3 anos e ainda em alguns momentos ainda amamento, e fico na dúvida se devo ou não desmamentar ou deixar com que ela mesma escolha a hora de parar, vi que esse assunto também é super interessante, andei buscando na net e vi sites muito legais a respeito... veja hum...
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=37538265&postID=7838875923897953526
olá Marcele!É sempre bem -vinda a sua participação. Você tem sempre algo de importante para acrescentar,como por exemplo, essa sua inquietação em saber o tempo certo para o desmame. Eu acredito que, a amamentação prolongada é uma forma de relação e um vínculo muito bom para mãe e filho .
Depois de seis meses a criança,já pode receber outros alimentos, nessa fase o desamme já começa. Porém, não é total. Como a tua filhinha já tem 3 anos, acredito que você já pode dar início a este momento tão difícil. Eu até hoje sinto saudades do tempo que eu amamentava.
.
O que não pode acontecer é você achar que por estar amamentando sua filha será seu bebê para sempre, não incentivando a sua independência. Há o medo por parte das mães de que se ele parar de sugar o seu peito, o vínculo entre os dois seja quebrado.Bobagem.
Essa idéia é errada e pode ser muito ruim no desenvolvimento da criança, já que essa postura pode dificultar o processo de "independência" da criança. Não confundir carinho com proteção em excesso. Pode acontecer de a criança demorar mais para falar ou falar como uma criancinha pequena ou até mesmo de não querer sair das fraldas.
Mas, lembre-se, o desmame não deve ser feito ob pressão do marido ,da avó. da amiga, da vizinha ou quaisquer pessoa.É uma decisão pessoal.Você e sua filha são as protagonistas, são vocês que vão decidir o melhor momento.
Ah,valeu pela dica do site. Beijo.
Semana da amamentação ou a semana do peito - O Maranhão esta de parabéns, pois é um dos estados que mais incentiva o aleitamento materno.
Muito bom o post, meu amor.
Mas acho tudo esquisito. Carregar
9 meses um bebê dentro da barriga,
depois amamentar...
Realmente eu não teria como vir mulher nesse mundo.
Um beijo.
Postar um comentário