sábado, maio 16, 2009

Caminhos e descaminhos de uma expressão


Caros, amigos, acredito que temos de ter cuidado com as nossas palavras.( eu, particularmente, já dei algumas mancadas). Muitas vezes usamos expressões desagradáveis quando queremos nos referir a um determinado grupo de pessoas.

Termos como ceguinho, aleijado ,deficiente e outros revelam a interpretação permeada de preconceito em relação à deficiência. Li, outro dia, o livro Multiculturalismo de Semprini que tratava sobre estas questões. Segundo Semprini estas expressões , as vezes, "inocentes" carregam uma imagem equivocada sobre um determinado grupo ou pessoa. Ele diz, ainda, que para evitar expressões desvalorizadoras, infladas de idéias preconceituosas, geralmente, sob um viés monocultural e etnocêntrico, surge o programa do movimento do politicamente correto que tem sua origem no jargão stalinista dos anos de 1950, porém a ação prática não tem quase nada de stalinista.

Eu vejo que a preocupação principal do movimento do politicamente correto tem em seu âmago evitar que certos grupos sejam violentados, humilhados através de termos de linguagem que reforçam na pessoa em questão uma imagem desvalorizada em relação a ela mesma e a outras pessoas. Assim, o termo "deficiente", por exemplo, tem uma conotação pejorativa na cultura americana e até mesmo na cultura brasileira, dominada pelo culto à "perfeição" física. Desta forma, uma atitude politicamente correta proporá o uso de terminologias que valorizem a pessoa na sua plenitude, através de expressões e termos novos mais descritivos, a fim de valorizar mais os indivíduos ou os grupos que eles pertencem.Valeu a dica? Então, vamos colocar em prática!! Um abração a todos!

Um comentário:

cheguevara disse...

totalmente de acuerdo y
menos mal que tenés el traductor.
un abrazo de la Argentina*
CHE

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin