
Sempre tenho combatido , aqui no blog , as publicidades de cunho racista ou que façam apologia a qualquer tipo de discriminação , seja, de gênero , credo ou de teor homofóbico e etc . Recentemente, há por meio da sociedade e das autoridades competentes uma preocupação geral , no sentido de identificar e prender todos aqueles que de forma direta ou indiretamente promovam a pedofilia. Neste sentido, foi aberta pelo Senado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI ) da pedofilia, visto os inúmeros casos de atrocidades dirigidas às crianças e adolescentes da nossa " pátria amada, salve, salve, Brasil" e que "deitado em berço esplêndido" esqueceu-se de acordar para a realidade vigente de suas crianças.
Quero, portanto, compartilhar com vocês a minha indignação por tão hediondo "outdoor" veiculado pelas ruas das principais cidades brasileiras. Trata-se de uma menina sentada de forma sensual, olhar lânguido, comendo um pedaço de chocolate ( simbolicamente ligado aos desejos) e onde lê-se "use e se lambuze". Percebe-se, portanto, de forma um tanto "sutil", para não dar muito bandeira, é claro, a erotização do corpo infantil. Acredito que, não precisa-se de um tratado para identificar a mensagem subliminar altamente erótica e pedófila deste cartaz publicitário.
Agora, me pergunto onde estão as autoridades brasileiras? Por que é que no nosso país, esses marqueteiros acham que podem tudo e querem se auto-regulamentar? Que liberdade de expressão é essa que eles tanto defendem? A liberdade de expressão que promove a discriminação, o descaso com as crianças, negros , mulheres e homossexuais? O que se e vê nos meios de comunicação, a olhos abertos, é a erotização da infância , seja, através dos comerciais, novelas ou programas . Sinceramente, não vejo neste tipo de publicidade o comprometimento com o social, mas uma afronta à nossa inteligência.
Quero, portanto, compartilhar com vocês a minha indignação por tão hediondo "outdoor" veiculado pelas ruas das principais cidades brasileiras. Trata-se de uma menina sentada de forma sensual, olhar lânguido, comendo um pedaço de chocolate ( simbolicamente ligado aos desejos) e onde lê-se "use e se lambuze". Percebe-se, portanto, de forma um tanto "sutil", para não dar muito bandeira, é claro, a erotização do corpo infantil. Acredito que, não precisa-se de um tratado para identificar a mensagem subliminar altamente erótica e pedófila deste cartaz publicitário.
Agora, me pergunto onde estão as autoridades brasileiras? Por que é que no nosso país, esses marqueteiros acham que podem tudo e querem se auto-regulamentar? Que liberdade de expressão é essa que eles tanto defendem? A liberdade de expressão que promove a discriminação, o descaso com as crianças, negros , mulheres e homossexuais? O que se e vê nos meios de comunicação, a olhos abertos, é a erotização da infância , seja, através dos comerciais, novelas ou programas . Sinceramente, não vejo neste tipo de publicidade o comprometimento com o social, mas uma afronta à nossa inteligência.
Boicote nelas!
Veja, aqui, um vídeo da Campanha do Instituto Alana contra a erotização de nossas crianças!
10 comentários:
não tive o desprazer de ver esse cartaz ou outdoor, mas concordo com vc quando existe abusos de propagandas, não é que sou a favor de sensura, porém sou a favor do limite tipo teu limite até chegar no meu!!!!!! Se algo que está sendo divulgado está prejudicando, menosprezando, vulgarizando alguém ou algo, acho q tem que ser proibido, sem leis as coisas viram bagunça!
É sempre bom estarmos de olhos abertos , no sentido de estarmos aptos pa discernir o que devemos asistir. Muitas as vezes a televisão traz através da sua programação, aparentemente, nociva, crinças rebolando, com maquiagem, etc. Atitudes como esta só estimulam a pedofilia , onde o resultado são seq6uelas profundas nas crianças , que vão desde o relacionamento com outras pessoas ao sentimentto de culpa.Precisamos dar um basta. É a nossa participação que faz a diferença, portanto, não devemos ficar com os braços cruzados diantte de tão horrível problemática. Parabéns pela sua iniciativa.
Sou de Curitiba , vi esse outdoors na minha cidade, mas não havia parado ainda para refletir sobre o assunto, agora, observando melhor , né que vc tem razão .
Visita lá meu blog. Até mais...
Esta erotização precoce tem repercutido inclusive biologicamente, antecipando a produção de hormônios. Pesquisas realizadas nos
EUA, na Europa e no Brasil, demonstram que a menstruação, que no início do século ocorria entre os 14 e 15 anos, hoje está ocorrendo entre os 10 e 11 anos.
O Programa da Xuxa nos anos 80 , contribui sensivelmente na erotização da infância . As " paquitas" ( garotas de 12 e 14 anos que dançavam e cantavam no palco) , vestiam-se de forma bastante sensual. Mas, uma prova como a televisão, através de sua programação estimula a pedofilia.
Especialmente através da televisão, criam-se condições de
incentivo a produção de crianças com comportamento erotizado. Por vezes, esta
produção é sutil, revelando-se, por exemplo, no modo de vestir adulto; na forma
de posar e fotografar; em outras, a assunção e imitação de comportamentos
erotizados adultos raia o grotesco.
Sou novo aqui, mas não poderia deixar de elogiar, seu blog é 1000.
Quanto a Campanha é deuma elegância sem par. Um abraço!
Marcenia, este tema é de crucial importância, pois nossas crianças são bombardeadas constantemente com propagandas erotizadas pelo capital. As séries de escândalos que tem vindo a tona, e que existem muito mais, pois só divulgam uma pequena parte, mostra muito bem isso. Como disse o Marcelo em seu comentário, a Xuxa foi um dos estopins no Brasil dessa erotização precosse.Essa campanha deve ser abraçada por todos nós como uma Lei Moral.
Sou psicólogo,e vejo o quanto é grave essa problemática. É comum vermos crianças cada vez mais novas cantando e dançando ao som de refrões carregados de sexualidade, utilizando roupas e calçados impróprios para essa fase. As músicas erotizadas se tornam febre entre meninos e meninas em todo o país . Precisamos , nos mobilizar sim , contra atos tãos covardes direcionados aa crianças. Parabenizo vc pelos seu comprometimento com esta causa social.
Parabéns Marcênia por esse texto. Fiquei admirado por seu olhar referente a esta campanha publicitária subliminar. Realmente você tem toda razão. Vamos dar um basta a esse nojo que faz com que nossas crianças percam a cada dia a inocência. Boicote neles meeessmo.
Postar um comentário