
Você já tentou ficar por alguns instantes sem um dos seus sentidos? Por exemplo, ficar sem enxergar? É uma situação bastante inusitada, posso garantir. Tentei esta experiência alguns meses atrás, não vou dizer que foi uma experiência fácil. Mas, posso lhes afirmar que aprendi muito com a situação. Essa minha quase "loucura" veio por ocasião de um estágio em um museu. Tive a oportunidade de conhecer e fazer amizades com algumas pessoas com deficiências físicas e sensoriais ( ausência do sentido da visão e audição). Neste museu , estabeleci contato direto com os visitantes (turistas, estudantes, idosos, crianças, pesquisadores e pessoas com deficiências) onde favoreceu a percepção desses diversos “olhares”, seus questionamentos, suas necessidades e dúvidas. Essa rica experiência possibilitou explorar melhor os sentidos, ou seja, prestar mais a atenção para o cheiro das coisas, ou até mesmo "escutar" o som do próprio silêncio, sentir a textura dos objetos e da própria pele. Perceber as nuances da vida.
Há pessoas que, ao namorar se lambregam de tanto perfume que mais parecem uma perfumaria ambulante. Desta forma, acabam por negligenciar um dos seus maiores instrumentos de sedução, ou seja, o cheiro natural de seu corpo. Acredito que, a sensação para seus parceiros é de total desconforto. Pois, parecem que estão namorando com um Phebo, Pantene ou qualquer outro produto. Os animais, geralmente, quando querem saber se a fêmea está no cio, eles a cheiram. Os animais , certamente, têm muito a nos ensinar.
E quanto a vocês , já tiveram alguma experiência assim?
9 comentários:
Tive a oportunidade através de uma obra de teatro onde não se vê, porém se percebe, cheira-se e ouve-se, pois todos da platéia são convidados a colocar uma venda nos olhos e, assim,exercitar o outros sentidos.Enquanto a vista adquire um sentido cada vez mais importante, em Olhos Fechados tenta-se revalorizar os outros sentidos, feche os olhos antes de ingressar. A peça foi maravilhosa, aprendi a exercitar melhor os meus sentidos.
Experiência igual nunca tive, mas com certeza, deve ter sido bastante interessante. Um gande abraço
Caio
Nossos sentidos são negligênciados a todo o momento, pois nos são incultido prazeres imediatos que não exigem o trabalho da sensibilidade, fazendo com que o indivíduo perca realmente a verdadeira noção da percepção. Trablhar nossos sentidos é acima de tudo valoriza-los e respectivamente valorizar aqueles que não os possuem de alguma forma.
Olá , Marcenia ! Meu nome é Renata, sou terapeuta holística. Tenho um exercíco ótimo que gostaria de partilhar com vc e todos os seus leitores :
Preste atenção nos sons do ambiente, haverá um que se destaca mais. Vá percebendo se existem outros sons ao fundo, conversas paralelas, motores de automóveis, música, o vento batendo nas árvores, aparelhos ligados, pássaros cantando, o som da sua própria respiração e até as batidas do seu coração. Perceba a variedade de sons presentes neste momento. Quanto mais sons você perceber simultaneamente, melhor. O mesmo pode ser feito com músicas. Quantos instrumentos você percebe numa Sinfonia, você pode ir anotando num papel tudo o que for percebendo durante o exercício.
Com a prática, você perceberá que a sua audição estará mais aguçada e a sua capacidade de concentração estará maior.
E aí gostou? Visita meu site!
Nosaa.. que experiência interessante!
Gostei...
É sempre legal exercitar os nossos sentidos, ganhamos muito com isso, aconselho a todos .
Nunca passei por uma experiência de aguçar um dos sentidos, no entanto achei interessante e irei praticar estes exercícios, pois preciso concentrar-me mais.
Agora a pouco no intervalo do meu trabalho comecei a por em prática o dito pela Renata Goya.
Som ambiente jardim de descanso eu percebi o seguinte:
- som de carro passando na rua ao lado.
- vozes (conversa).
- som de bilharina.
- som de água.
- passos.
- folhas secas sendo pisada
- som dos galhos das arvores sendo batido um contra o outro devido ao vento.
- som de batida de ferro
- som de serraria bem longe ao fundo.
- som de porta de carro sendo fechada.
- carroceria trepidando
Alex, a percepção da vida começa pelos nossos sentidos , nada melhor do que usá-los da melhor maneira possível.
Beijão!
Postar um comentário