Muitos acreditam ter encontrado um meio de tornar a vida deliciosa através da bajulação, ou sob a sombra da hipocrisia. Um homem simples que apenas diz a verdade , entre outras tantas, é visto como o perturbador do prazer público. Foge-se dele porque não agrada a ninguém; foge-se da verdade que ele enuncia, porque é amarga; foge-se da sinceridade que proclama porque apenas traz à tona os nossos erros; tem-se receio dela( sinceridade) porque diz a verdade,entre outras tantas, assim nua e crua , porque revolta o orgulho que é a mais estimada das paixões, porque é uma pintora fiel que nos faz ver quão disformes somos.
Assim, não me admira que seja tão rara a sinceridade. Ela é perseguida e proscrita. Mas, que coisa maravilhosa, a sinceridade encontra a custo, um refúgio no seio da amizade.
"Elogio da Sinceridade" de Baron de Montesquieu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma música, um instante, um convite...
Sites que costumo visitar:
- Ação educativa
- Chico Buarque de Holanda
- Confederação Brasileira de Fotografia
- Estante Virtual
- Google News
- Green Peace
- IBGE
- Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas
- Jornal Cazumbá
- Jornal Folha de São Paulo
- Machado de Assis
- Meio Ambiente
- Mulheres Negras de Umbigo para o Mundo
- Paulo Henrique Amorim
- Política de Ações Afirmativas
- Presidência da República
- Rede de Escritoras Brasileiras
- Revista do Terceiro Setor
- Revista Idiossincrasia
- Sétima Arte
- Síntese dos Indicadors Sociais Brasileiros
- TV Cultura
- Van Gogh
- Violência contra as Mulheres
- You Tube
20 comentários:
Perfeito! Há quem adore viver de mentiras, de bajulação, de sentir-se sempre a coitadinha. Sabe, é sempre legal podermos contar com pessoas amigas que nos fazem ver além, que não alimentam nossos erros. Que nos falam a verdde, ali, na lata, sem rasgação de seda! Gosto de pessoas assim, sem papas na língua.
Acontece que, por falta de maturidade nem todo muito está preparado e disposto para escutar verdades.
Mas, é aí que tá o papel dos bajuladores, são os puxa-sacos de plantão, que estão ali, para aplaudir as nossas atitudes covardes e ridículas.
Parabéns pelo post.
Um grande beijão , ah, não esquece de passar ne meu blog, sua presença é imprescindível.Um bj e até a próxima garota!
Sempre há os puxa-sacos de plantão , vc faz o que faz mas, eles estão, ali,a pasar a mão na tua cabeça e para a te aplaudir. A sinceridade são para poucos, a maioria das pessoas são covardes .Como vamos entender que estamos errados , se só existem aqulees que estão ali , para te bajular, para passar a mão na nossa cabeça, tipo : " Vai , idiota te afoga nessas lágrimas de crocodilo, é o melhor que vc faz" , ai invés dee nos dar aquela "sacudida" pra valer.
Um abraço.
Oi, sou nova aqui, mas adorei!
Realmente, você tem toda razão !
Sinceridade é para poucos , há os que preferem escutar mentiras e bajulações. Está de parabés este post
Não esquece de passar lá no meu cantinho.
Um bjo!
Marcênia
Não vejo a verdade como perturbadora. Mas a sua verdade nem sempre será a verdade de alguém.
Não preciso de sua análise e muito menos da sua sinceridade, apenas se não gostou do meu ou de qualquer outro blog, apenas saia, procure outro. Se não tiver algo agradável pra dizer, engula esse sapo e vá embora. Não precisa dizer o quanto esse sapo é amargo e nem que gosto tem.
Assim como não gostei dos temas Ânsia de Vômito e Aborto Social, levantei alguma bandeira pra te atacar ou defender. Mas li e respeitei. Mas concordei com "Nem só de cama vive a mulher" e "Erotização da Infância".
Essa é a minha verdade.
Abs
Desculpa alguns erros acima, escrevi muito rápido e no espanto me passou despercebida alguns errinhos gramaticais...mas espero que tenha entendido que eu queria passar! bjs.
vixiiiii nem havia publicado e eu aqui já estou me desculpando....kkkkkkkkk, só para entender, pensei que tive publicado um texto e não havia....
Bom, o que havia escrito antes, é que fiquei passada com a atitude dessa criatura Flavi, enfim ela realmente não precisa de ninguem só de sua mediocridade.....
PS. Deixei um post lá no blog dela antes de ver este, porém agora vejo que nada adianta, ela é doiiiiiiiiiiiiiiiidaaaaaaaa, está doente, ligue não Marcenia toda sinceridade é bem-vinda para qualquer pessoa mesmo que dizem que não...kkkkkk, coitada só digna de pena!
Bjs... como sempre acho seu blog nota mil continue dando sim, suas opiniões e críticas.
O Brasil precisa de gente como vc que fala o q pensa sem papas na lingua mesmo, doa quem doer, com coragem! Viva aqueles que sabem ouvir, falar, escreve e ler!
Vivi meses em um relacionamento a base da mentira e hipocrisia.. sofro ate hoje por causa disso. a verdade as vezes doi, mas é sempre melhor.
Marcenia, eu acho cômico ver pessoas que não se amam fazendo lindos depoimentos em blogs, orkut, tudo com muita melação. Por acaso está na moda ser meigo? Ou ser falso mesmo é moda? Receber carinho é bom e todo mundo gosta, mas prefiro não colecionar mensagens falsas.. Desconfiem de muita bajulação. Querem teu couro, isso sim, por isso sou mais a sinceridde.
Acredito sim, que devemos dar ouvido à sinceridade por mais que doa. Acontece que são poucas as pessoas que conseguem sair desse mundo de ilusão, elas insitem em permanecer com os olhos fechados no seu mundo construido sob mentiras e falsidades, e ai de quem queira abrir seus olhos!
Claro que você, assim como eu ama inúmeras pessoas, que amam outras, que amam você, mas vem cá sorrir é bom e todo mundo gosta, mas aquele sorriso que dura 2 segundos e desaparece da mesma forma que surgiu, pra mim é pior que cara feia!
Adorei o post . SIm para a sinceridade sempre
Um abraço!
Sabe que eu acho dessas pessoas que preferem viver no mundo da mentira e que renegam qualquer tipo de interferência amiga esincera: São dignas de um único sentimento PENA.
Concordo, com vc quando diz que a amizade a custo encontra amparo na amizade.
São poucas as pessoas sinceras, vc parece ser uma delas. Há quem prefira uma amizade em que, vc pergunte pronta para sair: Que tal estou? E ela te responda : " Você está linda!", mas acontece que , na verdede, não é nada disso que ela pensa sobre a situação.
Sabe, Marcenha,vivi um relacionamento cheio de mentiras, muitos mentem só para agradar o outro, quando na verdade isso não é nada bom. A sinceridade è sempre bem vinda mesmo que doa.
Ola
Aqui está pegando fogo. A sinceridade é assim, incendiária, mas necessária. Havendo sempre o cuidado com o limite onde sinceridade se trnasforma em ofensa ou deselegancia.
Bom fds
Não deixo de lado minhas convicções para “não ficar mal” com ninguém ou para sair bem no filme.
Falo que é para ser falado , é claro, com muito respeito, mas não deixo de falar tudo aquilo que penso sobre qualquer situação, mesmo que doa . Se a pessoa não quer ouvir a opinião do outro que ,então, não abra espaços para os comentários. Afinal, querem respostas honestas ou não?
Reponder com sinceridade ofende?
Não ofende não querida, pois quem fala a verdade merece respeito.
Ser sincero hoje em dia está se transformando em fato raro, portanto,não se incomode com isso.
Penso que estamos ,no mundo virtual do blog para receber respostas às nossas perguntas,situações e experiências, caso contrário, não deixaríamos espaço para os comentários. Certo?
Não ligue, isso acontece com quem tem coragem de se posicionar. Quem fica em cima do muro não corre esse risco. Ficar em cima do muro é para os covardes.
Concordo com o Dennys queando ele diz que Se a pessoa não quer ouvir a opinião do outro que ,então, não abra espaços para os comentários. Afinal, querem respostas honestas ou não?
A discussão está interessantíssima na página de comentários. Obrigada a todo mundo por compartilhar, aqui,as suas opiniões. Mesmo aquelas que divergem, de alguma maneira, da minha forma de pensar.Sempre serão bem- vindas! Acredito que quando deixamos espaços para os comentários no blog é por que queremos compartilhar e saber sobre o que os outros nos têm a dizer.Não é verdade? Por, isso voltem sempre.
Mais uma vez muita obrigada! :)
É, mas pra quem está falando que não gosta de bajulação ou que gosta de verdades, estou vendo que toda possuem a mesma opinião.
Ninguém discorda, apenas dizem: Sim Senhora, o que fala é verdade.
E como dizia Nelson Rodrigues, "toda unanimidade é burra".
Discordar faz bem, mas a verdade dos outros pode não ser a sua. Mas nem por isso, não vou respeitar o que cada um diz e fazer a minha verdade ser soberana.
Acredito que a opinião mais sensata aqui não é a minha, mas do Cesar Oliveira que diz para ter "cuidado com o limite onde sinceridade se transforma em ofensa ou deselegancia".
Abs a todos
Realmente, alguém tem que discordar, senão vamos ser essa tal como que é mesmo? Ah, sim "unanimidade burra"... Hehheeheheh. Então, eu estou aqui para isto, detesto sinceridade e adoro mentiras . Ninguém que venha com sinceridade para cima de mim!
Sabe, eu naamorava um carinha que só me dizia que me amava , que era louco por mim, só que a grande verdade é que ele tinha era outra. Custava ele me dizer a verdade, mesmo que fosse dura para mim ? Pois é adoro mentiras....
Ah... Não sejam hipócritas!
Vai me dizer que todos aqui só falam a verdade??
Vai me dizer que ninguém nunca mentiu? Seja no trabalho ou na vida pessoal??
Porém, o que está sendo debatido aqui não é contar a verdade, e sim, dizer verdades a alguém a ponto de ferir, maltratar, como se a única verdade que existisse fosse a sua própria opinião. E a opinião do outro não conta? Neste caso, a verdade dele deve ser ignorada só porque a sua verdade está em desacordo com a outra parte?
Dizer verdades, concordo sim, mas lembrando do limite entre a sinceridade exacerbada e a falta de educação.
Faço minhas as palavras do César. Principalmente, quando ele afirma que a sinceridade é incendiária e necessária. Eu acrescentaria que é incendiária por queimar sentimentos inferiores como o orgulho e, assim, possibilitar um certo desconforto nas pessoas e necessária por nos fazer refletir sobre nossa própria condição humana , o quão disformes somos.
A sinceridade por ferir paixões humanas como o orgulho, por exemplo, é interpretada às vezes como ofensa ou falta de educação. Talvez, até seja para aqueles que insistem em viver sob o véu da mediocridade ou até mesmo para os que não suportam que tragam à luz suas imperfeições. Portanto, qualquer atitude menos açucarada que por ventura proporcione, de alguma forma, o descortinar desses sentimentos humanos medíocres, que só servem para nos fechar em nós mesmos nos condenando à obscuridade de nossas paixões, é infelizmente, considerada (por alguns) como ofensiva.
Falar de foma incisiva, “dura” e SÉRIA, não constituem para mim ofensa, muito menos falta de educação. Se expressar qualquer opinião sobre determinada situação ou comportamento constitui ofensa, então , sinto muito. Desta maneira, só me resta o meu pesar. E mais, dado o fato de nos posicionarmos como sujeitos pensantes em relação à algum fato, não significa imposição de idéias, verdades ou atitudes é, antes de tudo, abrir possibilidade para o diálogo.
A sinceridade amiga e, essencialmente, fundamentada serve para reflexão e ponderação de nossas ações nem sempre corretas. Assim, a boa ou má receptividade em relação à alguma crítica sincera e amiga vai depender muito da ótica de quem a recebe, ou seja, se for uma pessoa altamente orgulhosa e imatura, certamente, interpretará como mera ofensa, caso contrário refletirá sobre a situação e mudará de posicionamento se assim, o quiser. Concordo, veemente, que ninguém é obrigado a aceitar a verdade do outro, mas refletir e ponderar a situação é no mínimo sinal de inteligência. É desleal não aceitar o que o outro nos têm a dizer por puro orgulho e, principalmente mascarar determinado posicionamento sério proferido por alguém como mera ofensa, isso sim , é sinal de burrice.
A discussão foi bastante proveitosa , obrigada!
E o melhor é saber que Montesquieu levou às últimas conseqüências suas convicções sobre a sinceridade. E quase pagou muito caro por isso. Por sorte, ele não era nada bobo e conseguiu escapar...
Postar um comentário