quinta-feira, agosto 28, 2008

Império dos Sentidos

Adoro a arte fotográfica. Sabe, na minha concepção, a linguagem visual só completa seu sentido quando permite ultrapassar o muro das aparências. A fotografia não se completa em si mesma, ela se completa no outro quando instiga, quando incomoda, quando produz reflexão e confrontos. Através de um olhar mais aguçado, o óbvio deixa de existir.

Para muitas pessoas, principalmente, aquelas que desconhecem sua capacidade criativa, o cotidiano é uma chatice. Acredito que todo mundo tem algum potencial criativo, uns menos outros mais, só que precisam colocar em prática. Vejo na fotografia uma possibilidade de transformar esse cotidiano das pessoas em arte. A mesmice cotidiana se eterniza, vira arte e se mimetiza sob a perspectiva de um olhar multifacetado e oblíquo.

A imagem fotográfica ou tudo que é arte, na minha opinião, desperta todos os nossos sentidos. Sentimos, ouvimos, cheiramos e enxergamos em função da eloqüência de suas imagens. O engraçado é que, tudo isso é muito novo para mim. Desconhecia esse meu lado, digamos, artístico. Sempre gostei muito de escrever.Eu penso que, a fotografia como a escrita são linguagens distintas, mas que convergem em uma direção: comunicar, transmitir emoções, ultrapassar muros e, por fim, transgredir. É neste sentido que me aproximo da arte de Bresson.

Recentemente, comprei uma máquina fotográfica e pretendo, assim, que tiver algum tempinho, fazer um curso de fotografia. Quando eu dispuser de algum material, certamente, compartilharei com vocês as minhas experiências com essa arte tão maravilhosa. Assim, aceito sugestões sobre marcas de máquinas fotográficas, cursos, artigos, sites, enfim, tudo que favoreça ampliar o conhecimento sobre esse império dos sentidos que é a fotografia.
Até o próximo CLICK!

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu sempre achei que fotografia não era para todos.. é uma arte muito linda, sou apaixonada por fotos (dos outros).. quando começar seus clicks, me aviiise :D

Anônimo disse...

Também gosto muito de fotografia, é uma arte! Mesclada ainda com efeitos de artes do photoshop, acredito que aumenta ainda mais a beleza. Dê uma olhada neste site, é super interessante, tem até formas das pessoas darem opiniões sobre a foto postada lá....espero que goste, bjs!

http://www.1000imagens.com/foto.asp?idautor=812&idfoto=353&t=&g=&p=

Esse link é de uma foto artística, o cara relaxado em seu sofá no meio de uma praia, hehehehehe, representação pura do relaxamento...rs

Anônimo disse...

Ahhh esqueci, tem aqui algumas dicas de livros de fotografia....bjs

http://www.1000imagens.com/livros/index.asp

Anônimo disse...

E aí beleza? Legal, tbm gosto da arte fotográfica, é uma forma de eternizarmos momentos. Como sugestão segue lista de cursos free de fotografia online. Espero que goste.

A lista não está seguindo nenhuma ordem.

www.herbario.com.br/fotoweb
www.fujifilm.com.br/comunidade/dica...afi/index.htlm
www..luminous.landscape.com//tutorial/
www.beephoto.com.br/arquivodicas/apostila.pdf
www.kodak.com/BR/pt/consumer/foto...htlm?primeiro=1

Valeu?
Um bjo amigo.

Anônimo disse...

Fotogrfia é o maior barato, é isso aí gata...

Anônimo disse...

Não me lembro em que site vi um artigo interessante sobre fotografia, assim, que eu me lembrar te envio o endereço, ok?

Bjo.

Anônimo disse...

È ISSO AÍ , ME MANDA AS TUAS FOTOS POR E-MAIL, TÁ BOM?
Adoro fotografar!

bJOO.

Anônimo disse...

Oi, Marcenia, sabe que me deu a vontade de fazer amesma coisa?
Pesquisei para vc alguma coisa, espero que goste.
Umm bjo.
DICAS SOBRE FOTOGRAFIA DIGITAL
Focus Escola de Fotografia

Veja mais dicas em www.focusfoto.com.br/HTML/dicas.htm

VEJA 10 DICAS DE FOTOGRAFIA DIGITAL


Tirar boas fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.


1) Enquadramento

Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.

Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

2) Flash desnecessário

Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.

Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.

Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

3) Flash necessário

Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.

Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notal que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

4) Cuidado com o fundo

Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.

Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

5) Retratos

Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.

6) Olhe nos olhos

Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.

7) Fotos verticais

Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

8) Aproveite a luz

Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.

A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.

É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.

9) Cor

A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.

A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.

Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.

10) Experimente

Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.

A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.


focus escola de fotografia curso foto digital cursos
www.focusfoto.com.br/htlm/dicas.htm

Anônimo disse...

Olá, Marcênia.

Muito legal o seu blog. Voltarei sempre.

E quanto à fotografia, sou um desastre ambulante, em qualquer lado da lente. Mas adoro trabalhos de fotojornalismo, especialmente dos mestres do meio do século passado.

Vou tentar manter postagens eventuais com os gigantes do samba lá no De Olho.

Abração.

MARCENIA disse...

Gente, tou adorando as dicas de vcs,valeu pelo carinho.
Mas, não parem não, viu?

Um bj em cada um de vcs.

MARCENIA disse...

Oi, pessoal que maravilha. Obrigada pelas dicas e opiniões, adoro vcs. Mas, não parem não, viu?
Um bj a todos!

Anônimo disse...

A critividde faz com que a vida se torne mais bela.Você fará bem uso de sua criatividade através da fotografia.

Um abraço!

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin