segunda-feira, setembro 01, 2008

Sem medo de ser feliz!


Vivemos em uma sociedade altamente machista, onde homem pode tudo. Por que os homens podem andar na praia sem camisa e mesmo, assim, não serem incomodados e a mulher não pode? Que absurdo!

Assisti pela televisão, outro dia, uma mulher enfrentando a repressão policial e o olhar discriminador de alguns banhistas mais conservadores,apenas por estar sem a parte superior do biquíni. Desculpe, mas eu não consigo ficar calada diante de tamanha hipocrisia existente na nossa sociedade. Chega a dar nojo. Chega de repressão e de falso moralismo. Eu defendo que as mulheres possam fazer topless em todos os lugares em que os homens possam ficar sem camisa, e que os seios não sejam considerados parte da genitália feminina.

A mulher que decide quebrar essas regras pré-definidas socialmente é classificada como perdida, atirada e etc. Por isso, um brinde às ditas "atiradinhas" ou as "perdidas" . Um brinde à todas mulheres que não exitam em ir na contra-mão de um sistema que tem como bojo a opressão da figura feminina. Admiro mulheres como Simone Bouvier, Leila Diniz,Camile Claudel, Pagu e outras tantas. Todo meu apoio àquelas que não se acovardam diante de uma moralidade que oprime e estigmatiza. Portanto, um brinde à todas mulheres que não têm medo de serem felizes ou de serem elas mesmas "na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê."

17 comentários:

Anônimo disse...

Esse bjo aí da foto é inspirador...
Muitos homens concordam que as mulheres devam usufruir de direitos como, por exemplo, banhar na praia sem a parte de cima do biquíni, porém qdo é com a namorada deles o negócio muda de figura. Muitos homens pensam que a mulher é posse deles e querem á todo custo ditar o que devem ou não vestirem. São poucos os que têm essa consciência em relação às mulheres.
Um bjão gata!

Anônimo disse...

Eu sei exatamente o que é isso...

Anônimo disse...

Sa que é verdade.... os homens quando estão com calor, quando jogam um futebolzinho na areia ficam sem camisa na boa, agora , as mulheres, coitadas! Temos que urgentemenete como a Marcenia falou, ir na contra-mão desse sistema que oprime e marginaliza .

Um bjo,post fera!

Anônimo disse...

Mas, nós não temos as praias de nudismo?

Anônimo disse...

É verdade, temos a praia de nudismo. Mas, é diferente, por exemplo, os homens não precisam ter que ir à praia de nudismo para poder tirar a camisa.

Anônimo disse...

A mulher já conquistou muita coisa, o direito a votar e de ser votada é deles.
Ficar na praia sem a parte superior, será mais um direito conquistado.

Anônimo disse...

Não gostaria de ver minha mãe , filha ou irmã sem a parte superior do biquini, o que diriam de mim?

Anônimo disse...

não vejo ficar nua numa praia como conquista, mas como falta de vergonha na cara. Foi feito pra ficar dentro da camisa e não fora! daqui a pouco ninguém mais querer usar roupa, ai vai virar um caos!

Anônimo disse...

Até que enfim vejo uma resposta coerente que é da carolbiasucci. Só estou lendo aqui mensagens de pessoas hipócritas, que dizem um monte de coisas mas agem de forma torta e se deliciam no País das frutas.
Desde quando ficar sem a parte de cima é sinal de conquista para a mulher? Queimar sutien funcionou há anos atrás, mas hoje o que poderia ser sinal de conquista, já parece ser piada.
Vamos dar um Viva às Melancias, Melões, Morangos... Já está tudo de fora mesmo, vai mostrar mais o quê?

MARCENIA disse...

Detalhe, a discussão sempre torna-se mais rica quando há divergência de opiniões, por isso, não se intimidem em tecer seus comentários.
Beijo a todos!

MARCENIA disse...

Gente, não vamos confundir as coisas: Existe o nu vulgar , que só colabora para a perpetuação da imagem da mulher como objeto sexual, porém existe também o nu que não tem nada a ver com vulgaridade.
Umm abraço!

Anônimo disse...

Não há necessidade de tirar a parte de cima e muito menos de andar semi-nuas em um dia de calor.
Existem tantas alternativas.
Para as mulheres, existem tops, blusinhas, regatas...
E desde quando ver um homem sem camisa na rua é sinal de liberdade? Tudo tem seu lugar, tudo tem sua hora. E pra isso foram feitas as praias naturalistas.
E Mercênia, nu é nu. Então quer dizer que se a Mulher qualquer (tá podem ser as frutas) ficar nua na Playboy é artístico, mas se ficar nua na praia ou na televisão, é vulgar? Como esses dias ela estava andando de bicicleta e fio dental na praia e a televisão filmando, mostrando isso em rede nacional e todo mundo achando lindo!
E como a carol disse, daqui a pouco vão tirar é tudo. E o que poderia ser uma liberdade, vai virar libertinagem.
Abs

MARCENIA disse...

Referente à pergunta : " desde quando ver um homem sem camisa na rua é sinal de liberdade?" , eu respondo que a liberdade não se restringe apenas ao homem ficar sem camisa, vai além disto, trata-se portanto, da liberdade de escolha. Escolher ou não ficar sem camisa numa praia é um exemplo. E o homem exerce de total liberdade neste sentido. No caso, particular da mulher esse direito é violado, pois lhe é negado o direito de escolher de ficar ou não sem a parte superior do biquíni.
Compete ao Estado garantir os direitos humanos e as liberdades que eles protegem. Liberdades que são liberdades de escolha. Ser contra a liberdade de escolha, fincada nas responsabilidades individuias, é ser contra a dignidade humana, é ser contra a verdadeira democracia. Negar a capacidade de “escolha” às pessoas é sujeitá‑las à condição de servos de quem escolhe, quer seja a aristocracia (ou as suas metamorfoses mais modernas, a tecnocracia e "metade da população mais um"), quer seja um qualquer partido ou grupo vanguardista, considerando‑se iluminado para saber o que é melhor para cada pessoa e, portanto, para a sociedade.
Também, dizer que nu é nu, colocando tudo dentro de um único pacote é de uma total incoerência. Vejamos, por exemplo, você se considera vulgar por despir-se para alguém que gosta? Há nesta atitude vulgaridade? Portanto, há o nu vulgar e o nu que não tem nada a ver com vulgaridade. Então dizer que nu é nu , é um verdadeiro absurdo. O nu torna-se vulgar todas as vezes que estão intrínsecos nele ideologias estigmatizantes de perpetuação da idéia da mulher (ou do homem) como meros objetos sexuais, onde o foco é a prostituição , sejam através da televisão, das revistas direcionadas ao público masculino ou propagandas.
Disseram também: “ E pra isso foram feitas as praias naturalistas.”
Quanto a esta afirmação , eu diria que para uma sociedade hipócrita como a nossa é sempre mais fácil condenar ao isolamento ou separar em guetos os seus diferentes ou todos àqueles que diferem da forma de pensar de uma elite segregacionista. Assim, a segregação ou divisão social do espaço é uma maneira de manter situação sob “controle”, porém sintetiza com essa atitude preconceituosa o desrespeito pelas diferenças. Na época do “apertheid” (política segregacionista dos EUA) os negros só poderiam freqüentar determinado espaço da cidade, havia absurdos como banheiro para negros, escolas para negros, no mesmo transporte negros sentavam de um lado e branco do outro e etc. Agora, querem a divisão do espaço público para àquelas que desejam banhar no mar sem a parte superior do biquíni por considerarem imoral. Eu diria que imoral é atitude subversiva, preconceituosa e atrasada (de alguns) que reduzem às pessoas a seres insignificantes, apenas por serem diferentes ou pensarem diferente.

S. B. disse...

Não sejamos radicalistas, o sexismo apenas evidencia diferenças reais sob perspectivas extremadas. Existem diferenças biológicas feminis que incitam a sexualidade masculina, dentre eles os seios, que de fato possue representação de feitiche para o público masculino. Não é, talvez, tão-somente uma questão de machismo, ou feminismo.

De qualquer forma, como homem, sou extremamente favorável às mulheres sairem por aí, quem sabe, sem realmente a parte de cima...

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkk, esse cara aí de cima é muito pedante, repara só o jeito que ele fala: "Existem diferenças biológicas feminis... " kkkkkkkk feminis kkkkkkkkk. Ele diz que não se trata de machismo, mas a sua última fala está repleta de machismo mascarado!
kkkkkkkkkk, ainda, se diz homemm, será? Eu acho que não.... trata-se mais de um avatar de homeem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MARCENIA disse...

Ei pessoal vamos com calma!

S. B. disse...

Cuidado com os insultos desnecessários, Caio, pois insultos apenas evidenciam a ausência de argumentação alheia. Este é um post antigo, entretanto, limitar-me-ei a recomendar-lhe leituras aprofundadas (de psicologia evolucionista à anatomia!) para que, com a devida prudência e acuidade, aperceba acerca de diferenças biológicas e comportamentais entre os sexos. Bons estudos!

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin