segunda-feira, maio 24, 2010

A mulher do novo milênio

«Uma das mudanças de maior alcance, ocorridas os países industrializados, foi o aumento da ocupação feminina. A ocupação de ambos os progenitores no mundo do trabalho pode também comportar tensões fortes na família. Rhona e Robert Raport chamam a este processo o ‘conflito da sobrecarga’. Por exemplo, um marido ou uma mulher que voltam do trabalho e encontram uma casa desarrumada, as crianças que gritam e o frigorífico vazio estão sujeitas a notáveis tensões. Marido e mulher são, cada vez mais, presas de um ‘conflito de identidade’ na tentativa de desempenhar os seus papéis tradicionais. No entanto, a crescente participação das mulheres no mundo do trabalho aumentou a pressão feminina para a conquista de um estatuto igual na família [e têm-se registado alguns progressos, embora na maioria das famílias subsista alguma desigualdade].»

Lucia DeMartis, Compêndio de Sociologia, Edições 70, Lisboa, 2006, pp. 146-147.



Alguns autores chamam “2º turno” à sobrecarga de trabalhos domésticos que muitas mulheres têm de efetuar ao chegarem em casa. Heehehe ... eu sei bem o que é isso! E por sinal, tenho que adiantar,logo, algumas tarefas domésticas, pois amanhã terei que sair bem cedo para o trabalho...  Ah, mas antes tenho que terminar o  meu plano de aula e corrigir as "benditas"  provas ( 3º turno) rsrrsrsrsrs....

Nenhum comentário:

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin