Estava a cismar sozinha à noite que o ser humano , alguns mais que outros, gozam em ver outros pelo "buraco da fechadura", que meu amigo Freud explica como volverismo. Sabe, pessoal, essa onda dos reality shows, especificamente o BBB ( Big Brother do Brasil), sintetiza esta compulsão. Mas, o pior de tudo é que, há gente que não se dá conta disto. Câmeras 24 horas pelos banheiros, quartos, enfim, pelos ambientes mais variados proporcionam sem medo e culpa a invasão da privacidade. A sucessão de reality shows BBB 1, 2,3,4, ufa, 5,6 7, mais um pouquinho, 8, 9 e agora, pasmem, DEZZZZZZZZ me faz lembrar os filmes de terror da década 1980. Por exemplo, o Massacre da Serra Elétrica , Jason, A Hora do pesadelo com Fred Krueger 1,2,3,4,5 ,6 e por aí vão , mas estes, pelo menos com todas as suas qualidades e defeitos ( que só hoje,adulta, consegui perceber) são bem mais interessantes.
O formato deste programa BBB é meramente visual e TOTALMENTE apelativo. É um lugar de exibição narcísica. Peitos , músculos e bundas desfilam num cenário nada real para a maioria dos brasileiros que moram em favelas, ruas e palafitas da nossa tão contrastante "pátria amada e idolatrada, salve, salve, Brasil".
Nossa televisão pratica o culto ao "belo" e gera a alienação. O compromisso com o social e a ética não estão nas práticas diárias da programação televisiva, muito menos neste programa. Prefere a prática do assistencialismo raso, quando poderia promover a educação libertadora, já pronunciada pelo educador Paulo Freire. Acredito no papel fundamental da educação, enquanto instrumento de transformação social. Pois, quanto mais alienado o povo for, mais fácil será manter o status quo vigente que proporciona a permanência da classe hegemônica.
Mas, enfim, não se acanhem... dêem uma espiadinha....
terça-feira, janeiro 19, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma música, um instante, um convite...
Sites que costumo visitar:
- Ação educativa
- Chico Buarque de Holanda
- Confederação Brasileira de Fotografia
- Estante Virtual
- Google News
- Green Peace
- IBGE
- Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas
- Jornal Cazumbá
- Jornal Folha de São Paulo
- Machado de Assis
- Meio Ambiente
- Mulheres Negras de Umbigo para o Mundo
- Paulo Henrique Amorim
- Política de Ações Afirmativas
- Presidência da República
- Rede de Escritoras Brasileiras
- Revista do Terceiro Setor
- Revista Idiossincrasia
- Sétima Arte
- Síntese dos Indicadors Sociais Brasileiros
- TV Cultura
- Van Gogh
- Violência contra as Mulheres
- You Tube
2 comentários:
Belíssimo texto. É fato, não existe da parte do governo, nenhum esforço concreto por essa educação libertadora, afinal, do jeito que está é bem mais fácil levar o povo a pão e circo.
Um beijo.
Márcio Feitosa
Olá, Marcenia.
A PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA BEIRA AO RIDÍCULO.HÁ UM DESCOMPROMISSO FACTUAL COM O SOCIAL. ESSE BBB, ENTÃO, SEM COMENTÁRIOS...
BEIJO.
Postar um comentário