quarta-feira, agosto 13, 2008

Nem Só de Cama Vive a Mulher


Nem só de cama vive a mulher. Vive, também, de salvar vidas , administrar negócios e de tornar sonhos reais. Em resumo, a mulher ocupa os mais diversos segmentos sociais, outrora jamais pensados. Muito embora, tenha conquistado seu espaço a trancos e barrancos , ainda persiste na mentalidade e nas práticas diárias retrógradas e machistas, que a mulher é algo para se "comer" e se não bastasse, para ser também "bebida" .

Como não demonstrar minha indignação diante do que é veiculado pelos meios de comunicação? O que se vê através das propagandas de bebidas alcoólicas é a "coisificação" do feminino, ou seja, a banalização do corpo, a mulher como mercadoria.E o pior de tudo é que , a própria mulher(algumas) se permite a tal sandice , engordando ainda mais o imaginário masculino.

Atrizes semi-nuas expõem seus seios siliconizados e bunda ( me desculpem o termo, mas não encontrei outro melhor que se ajuste a este cenário tão sem criatividade construído para o público masculino) e , assim, são colocadas num único pacote "sexo e droga", com endereço certo, o consumidor alienado. Os produtores destes comerciais pecam tanto no sentido de ajudarem a fomentar uma ideologia machista como, também, no aspecto mercadológico. Afinal, as mulheres também não consomem cerveja?

Nada contra o nu, o que sou verdadeiramente contra, é a forma que nos é apresentado por estes comerciais ou revistas masculinas, ou seja, impregnado de ideologias estigmatizantes que confere à figura feminina a qualidade de objeto sexual. Nas propagandas de cerveja , a mulher é a própria cerveja, que está ali para ser "consumida" , "bebida" passivamente e que não diz uma única frase inteligente. Está, ali, unicamente para saciar a sede do "homem das cavernas" , do troglodita que pensa que a mulher é meramente objeto de prazer sexual. Que estapafúrdia mentira. Claro, que nem todos possuem esta mentalidade atrasada. Ainda bem!

Nestes comerciais podemos perceber a violência contra as mulheres , no seu aspecto mais velado , camuflado , que através de piadinhas " inocentes", ajudam a perpetuar no imaginário social a idealização da mulher objeto.

7 comentários:

Anônimo disse...

É de longa data o desrespeito contra a figura feminina, são inúmeras as propagandas , principalmente , as de cerveja e carro , onde a mulher é vista como mero objeto de desejo sexual. Passa lá no blog. Toou sentindo falta dos teus preciosos comentários. Uma forte abrço!

Anônimo disse...

Olá , Marcênia beleza? É a primeira vez que estou por aqui, gostei muito, belo artigo. Concordo em mudar esta mentalidade machista veiculada pelas propagandas de cerveja.
Valeu?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Como vc mesmo disse ainda bem que não são todos que vêem a mulher como mero objeto de desejo. Com certeza, a mulher é muito mais do que isso, e vc esta aí para comprovar.

Anônimo disse...

É interessante que se compreenda a contemporaneidade como uma
sociedade estruturada e ambientada pela comunicação, desta forma é fundamental que a regulamenção das propagandas seja rigorosa pelas autoridades competentes.Mas, infelizmente não é isso que acontece , cada vez mais, somos bombardeados por comerciais medíocres e alienantes.

Anônimo disse...

Olá , gostei de tudo. Posso voltar mais vezes?

Anônimo disse...

Ou Marcênia. obrigada pela visitinha no meu cantinho..

E o pior de tudo é que , a própria mulher(algumas) se permite a tal sandice , engordando ainda mais o imaginário masculino.

É isso que fod**.. viu.. quanto mais a gente foge disso, mas aparece alguma vaca pra fazer isso ficar mais forte.

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin