
Assustados? Naturalmente é de assustar, a qualquer pessoa, esta imagem. Não é verdade? A modelo francesa Isabelle Caro, da foto ao lado, sofre de anorexia desde os 13 anos de idade. Em favor de uma campanha "contra" anorexia, resolveu posar para este cartaz.
É sempre de bom tom usarmos espaços como, por exemplo, o da publicidade em prol de causas sociais. Porém, é um cartaz que gera uma certa polêmica.
Apesar da imagem ser muito forte , no primeiro momento, tomei como um "aviso" para as meninas que insistem em alcançar padrões de beleza absurdos.Só que, na verdade, a tal campanha tem de longe esse objetivo. Na minha opinião, tem a finalidade apenas de promover uma coleção de roupas da grife italiana No-lita . Acredito, então, ser pura exploração da imagem da anorexia em busca de lucro.
A opinião do fotógrafo italiano e autor da campanha Oliviero Toscanni - é o mesmo fotógrafo da campanha racista da Benetton- é que a realidade choca. Concordo, veemente. Porém, o objetivo escuso desta campanha bestial é tirar proveito da situação, objetivando apenas o lucro.
Vivemos numa sociedade de consumo. Tudo tem valor de mercadoria. Nos tornamos "coisas". É a coisificação do ser humano. Infelizmente, a quem se beneficie da miséria alheia. Utilizando-se de campanhas sensacionalistas para proveito próprio, para vender seus produtos.
Neste sentido, meus caros, estejamos atentos, pois nem tudo que reluz é ouro. Assim, não exitem em concluir: "Há algo podre no reino da Dinamarca"
As agências de publicidade são verdadeiras manipuladoras de opiniões: Dançam conforme as vicissitudes do mercado.
As propagandas de cerveja (vejam o post Nem só de cama vive a mulher, sob o tema gênero) associam o consumo do álcool às mulheres semi-nuas(mera ilusão)!
Elas, as propagandas, não brindam aos solitários. Elas não brindam à angústia humana, à incomunicação, à impossibilidade de amar!
Não passamos de cabeça de gado nas mãos desses marqueteiros ... Não passamos de um número nas estatísticas. Essa gente é nojenta!
Diante da inércia mental de nossa nação, quero concluir esse artigo com um apelo:
Empenhe, amigo, a tua inteligência, pelo menos uma vez, contra o charlatanismo. Pois, é desse mal que sofremos. Nós, brasileiros, necessitamos de uma nação autêntica. Vamos dar um basta nestas "agências de publicidade", na "literatura" de auto-ajuda, Paulo Coelho e cia, nos programas medíocres de televisão e tudo que contribua para a alienação do povo.
Enfim, só por hoje...
Saibam mais...
Folha de São Paulo
Bonde News
2 comentários:
Prima, confesso que minhas leituras ao seu blog tem ficado "devegar"...mas adorei chegar agora e ver esse texto sobre anorexia....realmente, vc tem toda razão, quando diz que nós brasileiros temos uma inércia mental.Quero te dar os parabéns....ahhh, estou com saudades de vc malinhaaaaaaa.
Bjs
hehehe esse fotografo gosta de uma polemica, ne? A Anorexia é um problema muito conhecido entre as modelos, mas eu não sei se é uma doença física ou psicológica, pois a pessoa que possui a doença não consegue entender que está feia, e não bonita como as modelos... Acredito que é tanto psiquica quanto física, por isso deve ser tratada com muita cautela...
Postar um comentário