quarta-feira, março 21, 2007

Xô...Xô...Chocolate


As fábricas de chocolate trabalham como nunca durante a época do ano que antecede a Páscoa. É uma corrida desenfreada cujo objetivo é atender a grande massa de consumidores inebriados pelas estratégias do mercado publicitário . Chocolates de todos tamanhos, cores e sabores para quase todos os bolsos. Infelizmente, alguns bolsos estão "furados".
Assim, em prateleiras, pendurados sob as nossas cabeças,ao lado, nas mãos da criança burguesa que corre pelos corredores atrás dos pais para comprá-los e no olhar faminto do menino de rua, lá, estão eles. Enfim, para qualquer direção que o nosso olhar aponte. Desfilam na nossa frente, envoltos em uma embalagem brilhosa, colorida e sedutora. Eles hipnotizam e, droga, engordam... Não é verdade?
Mas, esperem aí, não vim para falar dessas deliciosas tentações.

Então, vamos ao que interessa. É tempo de Páscoa. Mas, o que significa mesmo a Páscoa? Chocolates e mais chocolates??? Depois, academias e mais academias para queimar aquelas gordurinhas indesejáveis??
Tchan...Tchan...Tchan
Resolvi,então, fazer uma pequena pesquisa sobre o assunto.
Encontrei algumas respostas: (Fonte:Wikipédia)

No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Com refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. O ato sacrificial representa expiação dos pecados e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da escravidão
do povo hebreu no Egito; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).

Para os cristãos, a Páscoa simboliza a morte vicária (substitutiva, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção) de Cristo, bem como a promessa de ressurreição e 2ª vinda(parousia).

Assim, pergunto: A partir dos pressupostos teológicos apontados acima, qual é verdadeiro significado religioso e político para os dias atuais?

A Páscoa fala de LIBERTAÇÃO que palavra maravilhosa , vou repertí-la LIBERTAÇÃO, novamente, LIBERTAÇÃO .Conseguiram apreender a força dessa palavra para nossas vidas?

Hoje, vivemos a mesma escravidão.Apenas, diferente do contexto histórico-social do povo hebreu.Hoje,essa escravidâo corresponde à hegemonia de uma classe sobre outra, sob os impostos altos cobrados, salários mínimos de R$ 350,00 que impossibilitam uma vida com dignidade e respeito, e se não bastassem, vivemos na obscuridade dos gastos públicos que nos tornam reféns dessa malha corrupta infiltrada em todas as esferas do poder.
Assim, vivemos em "êxtasys", ou como "Lucy in the Sky on Diamonds ( Lucy no Céu de Diamantes), nos drogando para esquecer, esquecer o que somos, o que fomos, e o que não somos.Escravos do álcool, do sexo, do dinheiro,do consumo, escravos de nós mesmos.A desesperança e alienação do homem moderno, imerso num mundo que não consegue compreender marcam uma sociedade opressiva e absurdamente injusta.

Jesus Cristo, tem uma mensagem de vida, de fé e de esperança. Uma mensagem de LIBERTAÇÃO. Jesus não veio para os "sãos" . Mas, para os necessitados do alimento do corpo e da alma.
Em Mateus 9:10 diz que pessoas de "má fama" chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: - Por que é que o mestre de vocês come com essas pessoas? Jesus ouviu a pergunta e respondeu: - Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.

Desta forma, Jesus veio para mim, para você e para todos aqueles sedentos de amor, paz e de vida em abundância.

Assim, desejo a todos uma feliz Páscoa com ou sem chocolates!

3 comentários:

Alex Márcio disse...

A pascoa hoje em dia é tudo comércio, assim como outras datas religiosas ninguem sabe o sentido de nada e sai por ai comprando comprando e comprando.O comercio que fica satisfeito com estas pataquadas todas, mas tambem os pais tem grande parcela de culpa, e os filhos crescem desvirtuados do real espiritual e caindo na tentação do mundo consumista.

Anônimo disse...

Não disse que o blog tá quase virando enciclopédia virtual?? ^^
o assunto de hoje é: Pááááscoa!!!
êba! só p lembrar: quero meu ovo, viu??? hhehehe...

mãe seu post tá muito legal... tá mostrando o verdadeiro significado da páscoa, que não é ovo nem coelhinho... Gostei mt!! bjs!!!

Anônimo disse...

LIBERDADE, LIBERDADE ABRE AS ASAS SOBRE NÓS...
CARAMBA ! É isso, é fechar o olho e estamos sendo escravizados.
Todo o comércio conspira para isso, tudo tem prazo de validade.
Lembro que os móveis duravam uma vida. Hoje, são feitos para alimentar o CONTAS A RECEBER das lojas que os vendem, sendo assim, no máximo em dois anos, precisam ser trocados.
As fábricas mudam anualmente as lanternas dos carros, e aí, teu carro ficou velho de um ano pra outro.

PÁSCOA, DIA DOS NAMORADOS, DIA DOS PAIS, DIA DAS MÃES, DIA DO SEI LÁ O QUE.

A Plebe Rude já cantava há dez anos atrás : CALE A BOCA E CONSUMA, CALE A BOCA E CONSUMA.

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin