
Existe a verdade fotográfica? Enquanto representação simbólica, o quanto podemos confiar no real da fotografia como forma de apreensão do mundo?
A pergunta acima faz parte de um tópico criado por mim na comunidade do Orkut.
Gosto muito de fotografia como arte .Gostaria de compartilhar com vocês,algumas das respostas que obtive. Todas muito interessantes!
Aqui estão:
???
gostaria de responder essa pergunta, porém seja mais clara , não consigo entender essa linguagem acadêmica.
Carlitos 05/07/06
Vamos lá, um simples graduando tentando responder a sua pergunta.
Ao meu ver não há o real em si, e sim representações, ou seja, versões e não fatos. Portanto, quando busco analisar uma fotografia eu me preocupo com a fala da mesma, em que contexto ela está; não o contexto onde ela foi tirada mas onde ela esta sendo exibida......minha visão parte de leituras feitas da discussão de susan sontag em "sobre a fotografia", além dos meus anos de faculdade. Desde modo quando se pesquisa algo atraves das fotografias estamos observando o que elas estão dizendo e não o suposto fato atras delas.
Mas diga o que vc pensa..........
Roberto 06/07/06
Idéias da realidade estão na fotografia, mas a fotografia não é a comprovação das realidades do mundo.
Felipe e Karol 18/08/06
Existe a verdade fotográfica? Sim. A verdade obtida da intencionalidade daquele que fez um recorte e o manteve para a posteridade.
A fotografia é um recorte da realidade. Feito a partir de experiências prévias - ideológicas, estéticas, sentimentais - daquele que a capturou, o fotógrafo.
Acho que o conceito de realidade é bastante complexo. Imagine-se então a "realidade fotográfica".
Felipe e Karol 18/08/06
Não concordo que a fotografia seja mais "flexível de compreensão". Talvez ela seja mais "fléxivel de interpretações". Posso estar sendo muito apegado a questões semânticas, mas acredito que compreensão é um termo forte.
Camilo 26/08/06 O problema da verdade
O problema da verdade é bem mais amplo que o problema da fotografia. Não existe uma verdade fotografica. Pode existir uma verdade representada a traves de uma imagem obtida por meio de uma tecnica fotografica. So que para essa imagem ser verdadeira para uma comunidade ou ate para o mundo todo precisa transcender sua propria condição restrita de fotografia e se transforme num simbolo,icone ou fato total. Basta ver a imagem da Mona Lisa ou algumas fotografias de Capra para entender isso.
Rafhael 27/08/06 Recorte
Vou responder dentro do meu campo de atuação: fotojornalismo.
Entendo a fotografia como um recorte do real. Afinal, fotografar é selecionar com o visor da câmera elementos que componham uma imagem equilibrada, ora informativa, ora ilustrativa. Nesse sentido, criamos um problema: se a fotografia é um recorte da realidade, como pode ser um documento forte, uma prova quase irrefutável para alguns campos como a História? Bem, a resposta me parece simples: todos os campos do saber humano, inclusive a História que é contada por pessoas diferentes com óticas do real diferentes, são produtos de nossa cultura e INDIVIDUALIDADE. Afinal, o que de fato é a realidade? Será que eu e você a vemos da mesma forma? Suponhamos um acidente de trânsito. Quem já teve um familiar envolvido numa tragédia enxergaria esse acidente de um 'prisma'. Quem não teve, o veria de outra forma. Não sei se fui claro, mas vamos suscitar o debate. Excelente tópico esse.
Fabiola 04/09/06
Verdade? Qual verdade? Existe a verdade absoluta? A fotografia é um recorte sob o filtro de um olhar. A fotografia cristaliza o fato registrado e tbém mostra a intenção de quem a produz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário