quarta-feira, setembro 10, 2008

Beleza Brasileira


Apesar de tudo, ainda consigo ficar pasma com algumas coisas que se escreve nessa blogosfera. Dia desses, vi uma brasileira, que vive fora, ao voltar ao país, dizer que tinha esquecido o quanto “o povo brasileiro é feio”!

Todo mundo tem direito a escrever o que quiser em seus blogs. Não tenho nem dúvidas sobre isso. Mas, pensei em citar o que li, apenas como um exemplo do quanto nós, brasileiros, podemos ser “colonizados” e ter esse ridículo complexo de inferioridade, em relação aos nórdicos.

Já fiz as minhas críticas ao Brasil. Especialmente ao Brasil da violência, da corrupção e à sua elite burra e preconceituosa. Mas, o povo brasileiro é resultado de uma mistura que deu num povo lindão!

O povo pode perder seus dentes, por falta de educação e cuidados preventivos… pode ser desnutrido e obeso pela mesma razão. Somos um povo castigado pelo descaso de décadas, que não pode se resolver em poucos anos, mas isso não significa que somos um povo feio!

Hoje em dia, todas as meninas querem ser Gisele Bundchen, o que é impossível (e, na minha opinião, nem desejável). Já que a maioria das mulheres brasileiras é mesmo morena, de cabelos crespos e ancas largas. Já pensou um Brasil cheia de Giseles, seria meio que sem graça, todo mundo parecido. Temos que lembrar que temos as Marias, as Severinas, as Robertas, enfim temos uma variedade de tipos e belezas diferentes. Temos as mulatas, as de cabelo crespo, liso, loiras, negras, pardas etc. Temos, portanto, que valorizar a beleza da mulher brasileira. Imitar a beleza européia é acima de tudo negar sua própria identidade.

Eu acredito que todos nós temos um papel nisso. Claro que a força da mídia é enorme e difícil de lutar contra. Mas, sempre que eu posso, converso com minhas amigas sobre o quanto esses padrões de beleza são ridículos e o quanto podem ser dolorosos.

Bonito é a diversidade, é a diferença, aceitar todas as cores e formas. Nós temos, também, as loirinhas, as ruivas, as orientais, as negras, as índias e as morenas, que são todas lindas. Bonito é o respeito e a possibilidade de você ser o que é e ser feliz com a sua imagem.

Vamos lutar contra isso, a partir das nossas famílias e amigos. Converse com uma adolescente, mostre o quanto ela é bonita, com seu cabelo ondulado ou crespo . Vamos fazer isso antes que se forme uma geração de brasileiras frustradas porque não possuem os padrões de beleza européia ( cabelo liso e loiro).

Há um número tão grande de meninas que alisam, colorem os cabelos de loiro que chega a assustar. Há uma homogeneização da figura feminina, no sentido de todas desejarem ter o cabelo loiro e liso ( com uso irregular de formol) seja através da chapinha, alisantes ou escovas . Agindo, assim, formaremos um batalhão de mulheres "sem rosto" por que todas são iguais , cabelo alisado, loiro e magérrimas. E a diversidade onde é que fica? O nosso país é um país de cores e formas variadas graças à mistura de etnias e cada etnia tem sua beleza particular. Portanto, somos um país de gente bonita, com variedades de cores e ritmos. Temos sim, que valorizar os nossos cabelos crespos, a nossa cor o jeito de ser da gente. O nosso povo é lindo, lindo de se ver e de conviver.

7 comentários:

Anônimo disse...

A verdadeira beleza reside na valorização das múltiplas culturas, etnias e estilos.

Anônimo disse...

Na família, era comum ver minhas irmãs às voltas com cremes alisantes que prometiam "resolver o problema" do cabelo crespo, mas apenas danificavam os fios provocando até quedas. Não gostar do próprio cabelo era uma atitude comum. E as conseqüências para a auto-estima, devastadoras.

Anônimo disse...

Papo cabeça , esse teu blog, Gostei , irei voltar mais vezes.

Bjo.

Anônimo disse...

aliso os meus cabelos por necessidade mesmo.. eram tao crespos que consegui quebrar uma escova neles, literalmente, e como eu adoro cabelo curto e liso, ei-lo.. mas pintar, so se for de preto mesmo.. eu acho ridiculo mulher negra de cabelo loiro oxigenado.. putz..

fora que a minha auto-estima aumentou consideravelmente.

Anônimo disse...

cabelo crespo nao é feio.. mas dá trabalho.. bixo.. eu prefiro mesmo a praticidade.. sinceramente.

só Deus sabe como me sinto após um puta alisamento. como eu disse, é questao de auto-estima mesmo.

Anônimo disse...

E como faz mal, se utilizado em concentrações maiores q o permitido, não detona só os cabelos mas a saúde como um todo.
se liga!!!

Anônimo disse...

As mulheres negras que assumem suas características físicas eu dou o maior 10. Não precisa alisar o cabelo para ficar bonita. è melhor ter um pouquinho mais de trabalho do que perder sua identidade. Inclusive acho as negras lindas com seus penteados afros, é lindo mesmo...Agindo assim, colaboram na afirmação da sua identidade afro-brasileira. Eu vejo as negras do EUA , a maioria tem o cabelo alisado na tentativa de parecerem com as brancas de lá. Mas, tudo isso é em função da baixa auto-estima gerada por décadas e décadas de humilhação, tendo por vezes que escutarem que são feias, que são parecidas com macacos, etc e tal.

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin