segunda-feira, março 31, 2008

Letargia dos Oprimidos


Não desejo ficar nesse lirismo desmedido, acomodado, como já dizia Drumond. Não quero que se calem as vozes. Nem tão pouco usar de um ufanismo exacerbado.
Quero, portanto, convidá-los a se mobilizarem e a saírem do marasmo que aprisiona nossas mentes. Neste sentido, sintam-se convidados a acordarem ( e aqui me incluo) para a realidade vigente que assola o nosso país. E, assim, não serem meramente espectadores de um país que se afunda cada vez mais num mar de lamas . Mas, serem sujeitos de transformação social e política.
O voto é um poderoso elemento de transformação. Temos que sair desta inércia para sermos, realmente, agentes de mudança e de atitude. São pequenos gestos que possibilitam as grandes mudanças e que impedem que a classe hegemônica se mantenha no poder através de seus mecanismos de alienação.
Somos intrinsecamente responsáveis pelas nossas escolhas, isto é, temos que ser criteriosos na escolha daqueles que delegamos o poder em favor dos nossos direitos de cidadãos.
Esqueçamos, então, de nossos interesses escusos e mesquinhos. Pensemos na coletividade. Escola, moradia, saúde e lazer para todos , afinal , não é difícil de se imaginar. Basta que fechemos os olhos. Experimentem! Agora, só falta colocarmos em prática. Certo?
Portanto, na próxima eleição façam valer os seus votos.

Busquem saber mais sobre ...

Ações do seu deputado estadual

Ações do seu deputado federal
Ações do seu senador




"Pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." (Mateus 16:25)

9 comentários:

Anônimo disse...

A caminho é esse mesmo: EDUCAÇÂO!

Anônimo disse...

"As causas da pobreza", dizia meu antigo professor de direito, "são duas: as voluntárias e as involuntárias". Para nós, estudantes de ciências sociais, as causas da pobreza não podiam ser individuais, mas estruturais: a exploração do trabalho pelo capital, o poder das elites que parasitavam o trabalho alheio e saqueavam os recursos públicos, e a alienação das pessoas, criada pelo sistema de exploração, que impedia que elas tivessem consciência de seus próprios problemas e necessidades.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Olá! Marcênia.
Atualmente vivemos uma crise absurda na política brasileira, a cada manhã que abrimos o jornal nos deparamos com um escândalo envolvendo os políticos aos quais demos nosso voto de confiança. Sem falar nas CPIs que acabam literalmente em pizza.

Anônimo disse...

Falta moralidade e ética a maioria dos parlamentares que em nome de uma legitimidade política afundam cada vez mais o Brasil.

http://djavu-recordar.blogspot.com/ disse...

MarcÊnia, cada vez vc se supera nas suas crônicas e o que descreve na Letargia dos Oprimidos demonstra de verdade a nossa inércia até mesmo na forma de um pensamento crítico diante de uma realidade cruel na nossa sociedade.

Anônimo disse...

O nosso problema maior , talvez , não seja a corrupção , mas a impunidade .

Anônimo disse...

Tenho a esperança que tudo o que acontece no Brasil, seja fruto da infante democracia que vivemos, outro dia vivíamos sob uma ditadura militar. Quero acreditar que com o passar dos anos, aprenderemos que cobrar das autoridades políticas, votar com consciência e exigir a devolução do que foi saqueado dos cofres públicos. Cofres esses, alimentados pelos impostos que pagamos.
O problema é que tem muita gente morrendo de fome, muita gente morrendo nas filas dos hospitais e isso a um palmo do nosso nariz.
O Pensador diz :
Até quando você vai ficar, parado, parado ?
Até quando vai ficar sem fazer nada ?
Até vai ficar levando porrada, porrada, até quando vai ficar sem fazer nada.

Um beijo.
Te amo.

Anônimo disse...

É muito triste , sabermos que somos tão culpados quanto os políticos ,pois quando nos omitimos diante das circunstâncias , nos tornamos cúmplices das mortes de milhares de crianças brasileiras que vivem ou melhor sobrevivem neste país que se chama BRASIL.

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin