quarta-feira, julho 18, 2007

Damas de Conforto



A Coréia do Sul, cuja capital é Seul, ficou conhecida por sediar junto ao Japão, a Copa do Mundo em 2002.
A Coréia do Sul desponta como uma Nação de um impressionante desenvolvimento tecnológico. Respira-se tecnologia na Coréia. Em pouco mais de 30 anos, deixou de ser um país subdesenvolvido e se transformou num dos chamados "Tigres Asiáticos"
O crescimento econômico trouxe na sua esteira ótimos indicadores sociais.
Mas, infelizmente nem tudo são flores.
As páginas da história da Coréia são marcadas de forma indelével pelo sofrimento de mulheres exploradas sexualmente durante a segunda guerra mundial. Hoje, essas mulheres , senhoras idosas, reunem-se todas as quartas desde 1992, em frente à embaixada do Japão em Seul para reivindicar junto a este país o reconhecimento pelas atrocidades cometidas pelos militares japoneses.

Segundo uma entidade coreana criada para cuidar das sobreviventes e ajudar na divulgação das atrocidades, as vítimas eram recrutadas à força e obrigadas a servir sexualmente os soldados, que as chamavam, utilizando-se do eufemismo, de "damas de conforto".
Contam testemunhas -vítimas que eram levadas de suas casas com a proposta de trabalho, mas na verdade era para servir aos soldados .
Depoimentos das sobreviventes relatam que , as mulheres eram estrupadas por mais de trinta homens.Todos os dias.Elas viviam em pequenos alojamentos e muitas sofreram abusos durante vários anos seguidos.

Quero manifestar o meu descontentamento e repúdio por tão triste e vergonhoso episódio. Faço questão de sempre me manifestar contra atos covardes e insanos como o que acabara de relatar. Acredito que quando possibilitamos que atos como estes venham a público , ajudamos a rasgar o véu que encobre todas as injustiças e crueldades em relação aos mais fracos.

Ver mais:

www.historianet.com.br

Nenhum comentário:

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin