sexta-feira, janeiro 19, 2007

BIG BROTHER BRASIL



O reality show BIG BROTHER BRASIL apresentado pela Rede Globo de televisão na sua edição mais recente mostrou através de um de seus participantes cenas de violência verbal e preconceito contra os homossexuais .
Não sou a favor do homossexualismo por convicção religiosa, mas independente da orientação sexual, são sujeitos de direitos que devem ser respeitados como pessoas. Não são nenhum sem-vergonhas como costumam dizer por aí. Trabalham , pagam seus impostos e cumprem com seus deveres civis. São cidadãos que possuem defeitos e qualidades como qualquer pessoa normal. O que não é admissível é que em favor de uma moral , pessoas sejam humilhadas, espancadas e diminuídas .
Segundo uma entrevista ao presidente de uma ONG ( organização não governamental) , foi afirmado que o participante Felipe em conversa dentro da casa do B.B. Brasil fez o seguinte comentário : "Para sentar e trocar uma idéia até rola, eu até tenho um amigo que é viado. Mas se for para ficar reunindo aquele grupinho de viadinhos para ficar mexendo comigo, aí leva porrada mesmo."
Essa foi a afirmação de Felipe, um dos integrantes do Big Brother Brasil, não apenas se mostrando intolerante, mas também incitando a violência contra homossexuais.
Expressôes como viadinho, bicha, quarila, entre outros mudam apenas de nome de região para região, porém possuem em comum a discriminação.
Neste sentido , quero colocar em pauta a ideologia do politicamente correto que propõe a eliminação de termos que colaborem em denegrir indivíduos ou grupos. A exemplo disso temos expressôes que vieram a substituir o negrinho , preto pela expressão politicamente correta afro-brasileiro. Mas , que significa politicamente correto?
Lendo Semprine em seu livro Multiculturalismo (aconselho a leitura), onde o mesmo reserva um capítulo do seu livro para discutir a questão do politicamente correto, me chamou atenção para os argumentos prós e contras à substituição de termos antes empregados para se referir a um indivíduo ou grupo social. Mas, antes o que significa politicamente correto. Você sabe?
Andrea Semprine diz que a preocupação do politicamente correto é pricipalmente evitar que a auto-estima dos diferentes grupos sociais, minorias ou indivíduos sejam execrados por conversas, atitudes ou comportamentos hostis, de modo a induzir ou reforçar na pessoa em questão uma visão distorcida de sua identidade. Por exemplo, o termo "viado", " "preto", têm uma conotação pejorativa . Uma atitude politicamente correta proporá, substituir, então, por uma expressão que evite qualquer implicação social ou moral que venha atribuir qualquer conotação de inferioridade.
Quanto aos que são contra à substituição desses termos, eles defendem a sua liberdade de expressão e que o politicamente correto é uma medida autoritária e o fato de mudar as palavras não significa a mudança de atitude ou pensamentos em relação ao outro. Para eles a linguagem é um intrumento que permite dar nomes às coisas do mundo, e, assim , não é mudando à força a linguagem que conseguirá se modificar a realidade social .
Os amantes do politicamente correto , diz ele , defendem a relação da linguagem e a realidade , e que a linguagem está longe de ser neutra, é um intrumento que afeta profundamente nosso conhecimento e representações do mundo.
É certo que o fato de chamar um negro de afro-brasileiro não vai melhorar as condiçôes de mobilidade social, mas pelo menos deslocará a cor de sua pele como resumo de sua identidade, para suas condições históricas. Mas, já é um bom começo!




Cristo diz: "Eu sou o bom pastor. As minhas ovelhas obedecem à minha voz. Eu conheço-as e elas seguem-me. Dou-lhes a vida eterna." (João 10, 11a.27-28a)

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, eu acho o comentário do Felipe foi realmente infeliz, pois apesar de eu ser contra os homossexuais, não sou a favor de violência, creio que cada um paga o que deve perante a DEUS.Mais acho que tb as pessoas se incomodam muito e criticam aqueles que não concordam com tal tipo de escolha, o preconceito existe de todos os lados.As pessoas se preocupam muito com "palavrinhas bonitas", mais esquecem que o que interessa mesmo é o RESPEITO, o resto é resto!!!!!!

Eu ajudo a mudar!

Uma música, um instante, um convite...

Trilha Sonora da Semana Led Zeppilin